Forno Mufla
O que é um Forno Mufla ?
O Forno Mufla é um equipamento que suporta altas temperaturas, ele consiste em uma câmara metálica externa com um revestimento composto por material refratário, ele possui resistências elétricas que podem elevar a temperatura do seu interior de 200° C até 1.200° C.
Quais suas Aplicações ?
Conheça algumas delas
· Têmpera
· Envelhecimento
· Calcinação
· Análise Química
· Quantificação de Metais, entre outras.
As aplicações do forno são realmente muitas, porém em sua maioria das vezes, ele é utilizado em processos científicos, pelo que esse equipamento proporciona a possibilidade de estudar a temperatura de aquecimento de vários compostos sem a interferência de outros resíduos da combustão. Outro grande fator que faz com que o forno seja muito utilizado em processos científicos é a capacidade de manutenção de ajuste de temperatura por grandes períodos de tempo.
E como funciona ?
O forno é composto por várias camadas para combustão e aquecimento, para que todos os resíduos, como cinzas, gazes, não consigam contaminar de maneira alguma o material dentro do forno.
E como colocar substancias no forno ?
Caso você tenha ficado curioso em como as substancias são utilizadas no forno já que a temperatura interna ultrapassa 1000 graus, bom, é utilizado um Cadinho. E o que é um cadinho você deve se questionar ? é um recipiente feito exatamente para isso, feito de vários materiais, desde metais como: Ferro e Platina a Cerâmicas como: Carbeto de Sílico e Alumina. Porem antes de ser utilizado deve se saber exatamente a temperatura que será utilizado, pois cada uma resistência térmica diferente.
Em que consiste a calcinação?
Podemos tentar resumir essa técnica com a palavra decomposição, pois ela consiste em decompor materiais colocando esses em altas temperaturas. Quando o processo de Calcinação termina, é possível identificar possíveis alterações nas propriedades das matérias-primas, que terminam o processo sem qualquer tipo de impureza, e até mesmo sem nenhum resquício de água!!