fbpx
Back To Top

Por que preciso calibrar?

Caro leitor, como vai?

Respondendo a uma das questões que mais recebemos diariamente, iniciamos este post:

 

QUAL É A DIFERENÇA ENTRE CALIBRAR E AFERIR?

 
1. Aferição:
* O que resulta de uma comparação; avaliação.
*Sinal indicativo de que algo foi aferido.
*Se caracteriza como aferição o ato de comparar pesos e medidas com seus respectivos padrões.
 
2. Calibração:
*Ato ou efeito de calibrar; calibragem.
*Conjunto de procedimentos destinados a estabelecer uma correspondência entre uma grandeza física conhecida ou padronizada e as leituras de um instrumento no qual esta grandeza é medida.
*Operação que estabelece, sob condições especificadas, uma relação entre os valores e as incertezas de medição fornecidos por padrões e as indicações correspondentes com as incertezas associadas; tal informação é utilizada para estabelecer uma relação visando a obtenção de um resultado de medição a partir de uma indicação.
 
Para simplificar tudo, de uma maneira bem geral, o termo aferição, deve ser empregado no sentido de verificar o instrumento já calibrado e ajustado conforme suas especificações de fábrica. Por isso é bem normal notarmos um selo de verificação inicial em nossas balanças por exemplo, que são enviadas para os clientes. Cada balança possui o selo de aferição inicial INMETRO. Já a calibração, deve ser executada por empresas e respectivos laboratórios, desde que sejam credenciados junto ao IPEM/INMETRO, assegurando que os resultados de medida/peso, são confiáveis e seguem as normas.
 
Além disso, devemos lembrar também, que as empresas que executam serviços de calibração, devem se atentar a alguns requisitos obrigatórios, tais como: utilizar pesos padrão rastreáveis pela RBC, emitir certificado de calibração com validade de no máximo um ano (podendo variar de acordo com cada equipamento)e também, equipamento deve possuir selo/lacres do INMETRO.
 
Outro ponto bastante importante a se notar:
CALIBRAÇÃO NÃO É AJUSTE, QUANDO UM EQUIPAMENTO VOLTA DA CALIBRAÇÃO NÃO DEVE-SE PENSAR QUE ELE NECESSARIAMENTE ESTÁ MEDINDO CORRETAMENTE, DE ACORDO COM O VALOR NOMINAL, SIGNIFICA APENAS QUE O VALOR MEDIDO FOI COMPARADO COM UM PADRÃO E QUE É IMPRESCINDÍVEL FAZER A ANÁLISE CRÍTICA DO CERTIFICADO DE CALIBRAÇÃO, VERIFICANDO SE HÁ NECESSIDADE DE CORRIGIR O VALOR MEDIDO OU ATÉ SOLICITAR MANUTENÇÃO CORRETIVA (AJUSTE).
 
Dessa forma, entendemos ser de suma importância que os equipamentos sejam calibrados e ajustados quando necessário, para evitar possíveis sanções, além de outros problemas mais sérios como erro de leitura em situações de extrema importância.
 

Falando nisso, seus instrumentos então calibrados?! Entre em contato conosco e solicite orçamento.

 
Ficou com alguma dúvida? Escreva pra gente!

Post a Comment

×

Powered by WhatsApp Chat

× Vamos conversar?