fbpx
Back To Top

Vale Realmente a Pena Comprar Sempre o Mais Barato?

Primeiro: Reveja suas prioridades

É muito importante na hora da compra, que seja feita uma analise, afim de que o que você esteja comprando, realmente atenda a sua necessidade e principalmente, você não esteja comprando gato por lebre.

Quem nunca ouviu aquela famosa frase: “O barato sai caro” – Bem popular não é mesmo? Mas não é bem assim que funciona. Vamos falar mais sobre…

Não é que devamos levar sempre ao pé da letra esse tipo de afirmação popular, mas é sempre bom ficarmos atentos ao que mencionei no começo desse texto: As prioridades!

Vamos supor que você precisa comprar dois itens: uma caneta marca-texto e um medidor de pressão.

Esses são dois típicos itens que você encontra das mais diversas marcas, modelos e cores. Mas bem, para o que exatamente você quer esses itens? Vou arriscar aqui que a caneta seja para destacar trechos importantes de pedidos, livros e etc, enquanto medidor de pressão, seja para as suas medições rotineiras

Dando “um google” rapidamente agora, que é um dos navegadores mais famosos e buscados pelos internautas, reparei em alguns aspectos quando o assunto é caneta marca-texto.

  1. Ela tem uma variação de preços bem notável (Um modelo chega a ser mais que o dobro às vezes em relação a outro; Marcas diferentes)
  2. Ela é encontrada em várias cores e tamanhos (Você pode comprar desde uma mini, até um pouco maior que o tamanho padrão de uma caneta)
  3. Você encontra esse tipo de caneta em estojos enormes de várias cores (Um verdadeiro luxo, para quem gosta)

Estamos falando de preços que vão de R$ 1,42 à R$ 200,00, o que é MUITA diferença.

Fazendo a mesma pesquisa para o medidor de pressão, notei os seguintes aspectos

  1. Sua variação de preço assim como a caneta é bem notável, mesmo por que, são apresentados diversas marcas, modelos e cores.
  2. Alguns modelos são importados, enquanto outros nacionais, o que impacta também no preço
  3. Você pode encontra-lo sozinho ou fazendo parte de um kit
  4. Alguns modelos duvidosos também aparecem e não é falado nada sobre o selo do INMETRO em suas respectivas descrições (Algo muito importante e já falamos aqui sobre), sendo os preços um pouco menores do que a maioria do “mesmo modelo”

Então eu volto a perguntar “Para que mesmo você quer os itens?”

Para uma pessoa como eu, que esses dias resolvi comprar uma caneta dessas e não queria investir muito, opinei por uma mais barata, por que não iria me fazer tanta diferença assim. Eu poderia até depois comprar outra, se não gostasse da marca inicial, mas não teria realmente um impacto financeiro depois, quando eu estava buscando algo para uma tarefa relativamente simples.

Já tratando de um medidor de pressão por exemplo, que é associado diretamente à saúde, vale a pena pesquisar mais, se atentar a algumas características e descrições que servem de certa forma como “padrão”, para que não seja feita uma compra errada. As medições deverão ser precisas, pois imagine só, comprar um aparelho que tem um desvio muito grande, acarretando em medições erradas, pode prejudicar a saúde de alguém e nesse caso, realmente o barato pode sair caro.

Veja bem, uso esses exemplos para que entenda caro leitor, que nem sempre o barato sai caro, mas que quando se trata de algo importante, que requer um certo cuidado como a saúde por exemplo, seja em forma da medição de pressão como citamos acima, ou até mesmo um termômetro usado em cozinhas , que garantirá que o alimento preparado/servido não seja vendido ou entregue em condições inapropriadas, acarretando assim em uma série de problemas para o empreendedor, é necessário que pesquisemos mais, sejamos mais críticos e se for o caso, invistamos um pouco mais.

Claro que outros fatores também influenciam na decisão da compra, como a parte financeira, preferência por marca e outras coisas também, mas é sempre importante lembrarmos da pergunta original e de acordo com as respostas, tentar ao máximo conciliar com algo que valorize o seu dinheiro.

Post a Comment

×

Powered by WhatsApp Chat

× Vamos conversar?